O Uso Das Tecnologias Da Informação Na Educação

RESUMO

As novas tecnologias marcam uma nova etapa na vida da sociedade conduzindo a novas formas de viver de pensar e de trabalhar. Mas para muitas escolas e para muitos professores a tecnologia e principalmente a informática continuam a ser um corpo estranho que provoca incômodo aos educadores. O uso da informática na educação e uma realidade que não pode ser deixada de lado.

Cada vez mais deve-se aumentar o número de escolas, tanto no Ensino Fundamental e no Ensino Médio da rede pública e particular, que estão incluindo em seus currículos atividades ligadas à informática. Um dos pontos mais importantes são os softwares e jogos educativos, uma alternativa da informática que vem sendo cada vez mais usados pelas escolas como ferramenta e auxilio ao professor.

Palavra-Chave: Tecnologia; Escola; Professor.

1 INTRODUÇÃO

Embora, para muitos, Tecnologia Educacional esteja sendo considerada uma “novidade” em educação, esta área vem se desenvolvendo há muito tempo. A contribuição nascida dentro do próprio campo da educação e que tem em grande parte, determinado o atual estágio da Tecnologia Educacional. Além da escola, há outros mecanismos de educação que operam na sociedade. Os meios de comunicação de massa têm desempenhado extensa parcela da função educativa da população em geral, incluindo-se aqui o rádio, o cinema, a TV e a imprensa.
Aprende-se com a realidade e a mesma está em constante movimento; cabe a nós enquanto profissionais da área de educação criarmos situações que propiciem a nossa clientela o prazer em aprender, e a tecnologia com seu leque de informações é vista como ferramenta indispensável no processo ensino-aprendizagem.
A construção do conhecimento, a partir do uso das tecnologias que estão a disposições dos educadores torna o processo de aprendizagem mais “livre”, menos rígida tornando as aulas prazerosas e dispertando maior interesse nos alunos, pois aprendemos melhor quando vivenciamos,
experimentamos e sentimos.

2 USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO NA EDUCAÇÃO

Nem todas as tecnologias inventadas pelo homem são relevantes para a educação. As tecnologias que estendem a capacidade de comunicação do homem existem há muitos séculos. As mais importantes, antes do século XIX, são a fala tipicamente humana, a escrita alfabética, e a imprensa. Os dois últimos séculos viram o aparecimento de várias novas tecnologias de comunicação: o correio moderno, o telégrafo, o telefone, a fotografia, o cinema, o rádio, a televisão e o vídeo. A primeira grande conquista tecnológica foi o livro que, há anos, vem sendo o carro-chefe tecnológico na educação e não constatamos que o livro é o resultado de uma técnica.
As tecnologias que aumentam os poderes intelectuais do homem, e que estão centrados no computador digital, são mais recentes, tendo sido desenvolvidas em grande parte depois de 1940. O computador vem gradativamente absorvendo as tecnologias de comunicação, á medida que estas se digitalizam.
A importância da utilização da tecnologia computacional na área educacional é indiscutível seja na área pedagógica como na social, mas essas mudanças têm que irem acontecendo gradativamente, visto que é uma ferramenta nova e que precisa ser inserida com muito amadurecimento, pois podemos perceber que esse é um processo que requer financiamento por ser um recurso muito dispendioso para os dirigentes escolares, que vai desde a capacitação dos professores até a preparação do espaço (sala de informática).
Importante reconhecermos que a implantação do computador nas salas de aulas é de grande importância no ensino-aprendizagem, como também não podemos deixar de utilizar as outras ferramentas já utilizadas, que sabemos, que faz sucesso na aprendizagem dos alunos, tornando-os cada vez mais pensantes e críticos. O computador contribui cada vez mais com os professores e alunos que estão em constante processo de aprendizagem a partir, principalmente, do seu cotidiano social.
A tecnologia é vista como um catalisador de uma ferramenta que reativa a empolgação de professores e alunos pelo aprender e que torna a aprendizagem mais relevante do século XXI, mas a tecnologia não é uma solução mágica – ela é somente um ingrediente necessário nos esforços de reforma.
A tecnologia não deve ser vista como uma caixa mágica, mas constitui-se no planejamento organizado e na implementação de sistemas de aprendizagem que se utiliza dos modernos meios de comunicação, recursos audiovisuais, organização da sala de aula e métodos de ensino.
O uso de toda e qualquer forma de tecnologia relevante à educação (“hard” ou “soft”, incluindo a fala humana, a escrita, a imprensa, currículos e programas, giz e quadro-negro, e, mais recentemente, a fotografia, o cinema, o rádio, a televisão, o vídeo e, naturalmente, computadores e a Internet).
Normalmente, quando se usa essa expressão, a atenção se concentra no computador, que se tornou o ponto de convergência de todas as tecnologias mais recentes, especialmente depois do enorme sucesso comercial da Internet.
Não existe um modelo universal para a aplicação da informática na educação. Ela varia de acordo com a disponibilidade de recursos humanos, financeiros, técnicos. A tecnologia educacional está relacionada à prática do ensino baseado nas teorias das comunicações e dos novos aprimoramentos tecnológicos utilizados no processo ensino-aprendizagem. O giz, a lousa, o retro-projetor, o vídeo, a televisão, o jornal impresso, um aparelho de som, um gravador de fitas cassete e de dvds, o rádio, o livro e o computador são todos elementos instrumentais componentes da tecnologia educacional a educação é quase inconcebível sem essas tecnologias.
Segundo Laranjeira (1997.p.47): “o computador é apontado como um instrumento que traz versáteis possibilidades ao processo de ensino e aprendizagem”. Para que os professores se apropriem dos softwares como recurso didático, é necessário que estejam capacitados para utilizar o computador como instrumento pedagógico. Por meio da capacitação, os professores irão conhecer os vários recursos que estão à sua disposição e, a partir daí, efetuar a adequação do software a necessidade educacional. Por meio dos softwares podemos ensinar, aprender, simular, estimular a curiosidade ou simplesmente, produzir trabalhos com qualidades.
Planejar atividades educacionais com apoio dos computadores requer do professor maior tempo e maior capacidade de criação. A aula deve ser dinâmica e os softwares utilizados devem estar relacionados com as atividades curriculares dos projetos e estimular a resolução de problemas.
Cada vez mais poderoso em recursos, velocidade, programas e comunicação, o computador nos permite pesquisar, simular situações, testar conhecimentos específicos, descobrir novos conceitos, lugares, idéias. Produzir novos textos, avaliações, experiências. (MORAN e MASSETTO 2000, p. 44).
O grande “trunfo” do computador é sua característica interativa com o meio. Por meio dele é possível integrar diversas mídias e demais recursos tecnológicos, desde o rádio, a televisão, os vídeos, as filmadoras; portanto, um recurso perfeito para trabalhar sons e, ainda torná-los visual.
É interessante ressaltar que a maior parte dos empregos que surgirão no próximo século ainda não existe e com certeza eles, de alguma forma, utilizarão as novas tecnologias da informação e comunicação; portanto, cabe à escola prestar a sua grande contribuição na formação de indivíduos pró-ativos para atuarem nas economias do futuro.
Vários pontos são importantes para se chegar a um resultado positivo no que se refere a questão tecnológica. Educação com qualidade, construção de informações, novas concepções do processo de aprendizagem, revisão e atualização do papel e das funções do professor, a compreensão e a utilização de novas tecnologias visando à aprendizagem dos alunos e não apenas servindo para transmitir informações. Tais pontes são relevantes, pois sem dúvida as tecnologias nos permitem ampliar o conceito de aula, de espaço e tempo, de comunicação.
O desenvolvimento da tecnologia na área educacional depende em grande parte das pesquisas que se façam nessa área. A utilização de meios tecnológicos de ensino vem sendo em geral, feita mais por “modismo” e por “curiosos” do que propriamente por uma escolha consciente dos educadores. Qualquer inovação didática estará destinada ao insucesso se não for utilizada dentro de princípios que levem em consideração antes de qualquer outra coisa a aprendizagem do educando.
” Uma parte importante da aprendizagem acontece quando conseguimos integrar todas as tecnologias, as audiovisuais, as textuais, as orais, musicais, lúdicas, corporais”.(MORAN e MASSETTO 2000, p.32).

3 CONCLUSÃO

O uso de todas as tecnologias deve favorecer a aprendizagem de forma criativa em todos os níveis de escolaridades, tornando o aprendizado prazeroso e divertido, sem esquecer que o uso de todas essas tecnologias deve ser um meio e nunca um fim, bem como para fazer uso de todas as tecnologias disponíveis o professor precisa estar preparado, para que possa usar, manusear e direcionar esses recursos em favor de suas aulas e principalmente dos alunos.
A criança de hoje vai viver um mundo, sobre o qual pouco se sabe, mas que dependerá grandemente do tipo de educação que ela recebeu, do tipo de instrumentos tecnológicos que sua cultura o ensina a usar. O importante é que a escola defina claramente o seu objetivo quanto ao uso da tecnologia em seu ambiente. Não oferecer acesso a esse meio é omitir o contexto histórico, sócio-cultural e econômico vivenciado pelos educadores e educandos.
Para se chegar à aprendizagem tecnológica para todos é de fundamental importância à integração e parceria de todos no processo. A escola, a comunidade, os governantes. Dá-se a necessidade de uma política educacional voltada aos menos favorecidos economicamente.
É uma questão de sobrevivência das sociedades que todos os indivíduos saibam operar as novas tecnologias da informação, pois estamos diante de um mundo globalizado em que a competitividade ocorre além dos muros e fronteiras físicas.
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